A MELHOR FORTUNA É ACORDAR


Das recordações que tenho, há tanta coisa que quero te contar...

Como a de ver um dia raiar no mar
E aprender que do outro lado do horizonte,
Apenas as águas o acompanharão...

Ainda me resta a empolgação da manhã
Quando parece haver tempo para alinhar as ideias.
Mas logo o dia nos pergunta alguma coisa
E é preciso ordenar palavras como se faz com as horas .

Há uma chance única de uma dia se repetir no mar
Às vezes o céu e as águas parecem tão iguais!...
Não irei negar que adoraria não ser perspicaz:

Fingir não distinguir as colorações das nuvens ou as sutilezas das ondas
Dissipar sentidos em que correm as marés
E reviver esse conto sem que se chegue a um final





É que antes mesmo de embarcar antecipava a despedida:
Via-me à tarde em Copacabana, no Posto Cinco,
Olhando outros navios passarem.
Hora em que o sol se deita no aposento mais longínquo do mar:

De que serve o horizonte senão para sonhar?
É para lá que todo dia se vai:
Virar recordação na história do mar

Assim também eu sigo, a sonhar
Vela que se vai ao longe
Mente que se vai longe ...
Terra que se nega a ficar em terra

O marulho do mar, a decoração do navio, os ambientes a bordo
Um trio argentino tocando tango no piano bar...Entendiam meu pedido :
Uma milonga se toca para encantar uma mulher e, também,  os anjos!
Pelos salões... música afinal!

Das recordações que tenho, há tanta coisa que quero te contar...
Como a de ver um dia se apagar no mar
E aprender que nem as águas o seguirão.


As hélices submersas e as ondas se empolgam a chacoalhar
Jantares festivos e bem animados em que levantamos
Da mesa e começamos a dançar com uma mesma empolgação...!
É que as pessoas enfeitiçadas a nós se ajuntavam.

Havia ali momentos que não deveriam ter fim.
O mar não necessita da terra...
E as estrelas que brilham, sobre o mar à noite
São muito mais estrelas que em qualquer outro lugar

Desembarcar foi difícil...
Atracar pela manhã e
Logo de tarde ver novas pessoas seguindo para repetirem a mesma emoção!

Das recordações que eu tenho
Há tanta coisa que eu queria te contar...
Mas a melhor Fortuna é acordar
A flutuar aqui nesta espera por horas que não tenham fim.



Carmem Teresa Elias e De Magela
 Fotos de Copacabana  de autoria de  Carmem Teresa Elias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACEITO !